Caminhada Intervalada – Veja os Benefícios

São inúmeros os benefícios da caminhada e estão ao alcance de cada passada que você der, vão da inibição do apetite à redução do risco de doenças como o câncer de cólon. E se você realizar um treino de caminhada intervalada, mais benefícios irá obter.

Ao ar livre, na esteira ou em trilhas, andar 30 minutos por dia, cinco dias por semana, aumenta o condicionamento físico, fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater doenças, como diabetes, obesidade e hipertensão.

“É a atividade mais democrática que existe, pois o investimento é mínimo e o retorno, garantido”

 

Treino de Caminhada Intervalada e Seus Benefícios

caminhada intervalada

Com apenas 20 minutos de exercício, o cérebro já começa a liberar endorfina e serotonina, duas substâncias que promovem a comunicação entre os neurônios. Enquanto a endorfina tem ação calmante e efeito analgésico, a serotonina produz uma sensação de bem-estar.

A caminhada é um exercício que praticamente não tem contraindicação, sendo talvez o modelo mais praticado em todo o mundo. O hábito mais comum é fazer uma sessão em torno de 30 minutos com um modelo de intensidade moderada e constante, ajustada em função do nível de tolerância e conforto.

Diferença entre Caminhada moderada e Caminhada Intervalada

Recentemente um grupo de pesquisadores japoneses publicou um trabalho na revista da Clínica Mayo, uma das mais conceituadas clínicas nos Estados Unidos, no qual foram comparados os benefícios do modelo tradicional de caminhada com ritmo constante, com um modelo de caminhada intervalada, alternando exercício moderado com exercício de mais alta intensidade.

A proposta do modelo intervalado foi alternar a caminhada moderada com períodos de caminhada vigorosa. Os voluntários eram indivíduos de vida sedentária que estavam iniciando um programa de atividade física.

Um grupo passou a fazer durante 4 dias por semana 30 minutos de caminhada em ritmo constante com intensidade moderada correspondente à 50% da sua capacidade aeróbica.

O outro grupo fazia também 4 vezes por semana caminhadas nas quais se alternava 3 minutos de caminhada lenta (40% da capacidade aeróbica) com 3 minutos de caminhada vigorosa (70% da capacidade aeróbica), em 5 séries totalizando também 30 minutos de exercícios.

Caminhada Intervalada – Avaliação

Foram avaliados os benefícios dos programas após um período de 8 semanas e ao comparar os dois grupos os pesquisadores chegaram às seguintes conclusões:

  • Os indivíduos do grupo da caminhada intervalada apresentaram melhores benefícios do que os indivíduos do grupo de caminhada em ritmo constante.

Os benefícios foram muito mais significativos nas seguintes qualidades físicas:

  • Força dos músculos das pernas (Flexão e Extensão dos joelhos) – 17 % maior
  • Capacidade Aeróbica 8% maior
  • Maior redução da Pressão Arterial Diastólica

São evidências que sugerem que o modelo de exercício de caminhada intervalada, que é sistematicamente aplicado nos programas de treinamento de atletas, também pode contemplar indivíduos iniciantes em programas de exercícios com vantagem em relação ao modelo convencional.

Também fica claro que a caminhada emagrece, mas não é qualquer tipo.

Portanto saia já do sedentarismo e comece já a praticar este modelo de exercícios de alta intensidade, e tenha uma saúde melhor.  Até o próximo artigo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *